sábado, 21 de março de 2015

Como Acontece Um Eclipse Solar?

Eclipses solares são um acidente da natureza e acontecem quando Lua e o Sol aparecem quase o mesmo tamanho. A Lua orbita a Terra uma vez por mês, e eclipses acontecem se Terra e o Sol tem o mesmo alinhamento.

















Os eclipses solares ocorrem em Lua Nova, quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Os eclipses lunares ocorrem na Lua Cheia, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. Eclipses não acontecem todos os meses, porque as órbitas da Lua e Terra estão inclinadas em um ângulo. No entanto, existem mais eclipses do que as pessoas em geral imaginam.

São pelo menos dois eclipses do Sol a cada ano, embora a maioria são parciais.

São pelo menos dois eclipses da Lua a cada ano, embora a maioria seja penumbral.
 Pode haver até sete eclipses lunares em qualquer um ano. Em 1935, foram cinco eclipses solares – quatro parcial e um anelar.

Em média, tem um eclipse solar total visível em algum lugar a cada 18 meses. No entanto, a partir qualquer local na Terra, eclipses totais ocorrem, em média, apenas uma vez em várias centenas de anos. Um eclipse total só é visto como total na “zona de totalidade”, que é uma faixa em toda a superfície da Terra.  A zona de totalidade é de até cerca de 400 km (250 milhas de largura). O mesmo se aplica para a visibilidade da fase anelar de um eclipse anular.




cromosfera (esfera de cor) é a fina camada de gás brilhante vermelho ao redor do Sol, que é visível brevemente no início e no final da totalidade. O rosa é a cor do gás hidrogênio quente. às vezes são vistas como chamas cor-de-rosa. São “línguas” de gás quente que pulam a partir da superfície do Solar.

Eclipses solares totais podem ser longos ou curtos.

A mais longa duração possível de um eclipse total é de 7 minutos 31 segundo.
O mais longo eclipse solar do século passado foi em 30 de Junho de 1973.



Postagem original: BY CILENE BONFIM ON MARÇO 11, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião aqui é bem vinda, ficarei feliz em lê-la, e logo lhe responderei!
Se tiver blog, deixe o link que farei uma visita de retribuição assim que possível!

Obrigado por participar!