segunda-feira, 25 de junho de 2012

Solstício de Inverno


Olá meus caros leitores!

Hoje falarei sobre um dos lindos fenômenos da natureza que acontece no Inverno, chamado de Solstício de Inverno!

O que é um Solstício de Inverno afinal?

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de Junho no hemisfério sul e 22 de Dezembro no hemisfério norte. Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.
Fonte: Wikipedia

O Solstício de Inverno também é conhecido por ser o ponto em que a Terra fica mais distante do sol, em consequência, recebe menos calor e luz, fazendo os dias serem mais frios e com menos tempo de luz, ou seja, ai vem a famosa frase que “a noite é mais longa que o dia”, ou que, “há mais horas de escuridão do que de luz”. Vocês devem ter percebido já que está escurecendo mais cedo, parece que há menos horas de luz do que há horas de escuridão, é por causa do nosso magnifico inverno, que segundo fontes, começou dia 21 de Junho, mas as temperaturas (principalmente aqui em São Paulo) vem caindo já há alguns meses.

Definição:
 A palavra solstício vem do latim; (Sol), e sistere (que não se move).
O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de Dezembro no hemisfério norte e 21 de Junho no hemisfério sul. Esse momento não é fixo no calendário gregoriano em função do ano tropical da Terra não ser um múltiplo exato de dias.
Fonte: Wikipedia



Abaixo, temos uma notícia de um site dnoline.com.br, sobre o Solstício de Inverno


Solstício de Inverno começa nesta quarta-feira

Publicação: 19/06/2012 18:34 Atualização:
 Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

No próximo dia 20, a partir das 20h teremos o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul e o Solstício de Verão para o Hemisfério Norte.

Popularmente falamos que o inverno começa oficialmente nesta data para nós aqui no Brasil e para todo hemisfério sul. Mas, você sabe por que isto ocorre? Por que é diferente em cada hemisfério? O fato de se pensar que o Inverno é quando nosso planeta fica mais distante do Sol, ou mesmo porque o nosso hemisfério fica mais afastado está associado a alguns equívocos de alguns textos didáticos.

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno, ele ocorre normalmente no hemisfério sul por volta do dia 21 de junho e no hemisfério norte por volta do dia 22 de dezembro. Agora vai ser um pouco diferente, vai iniciar o inverno em 20.

Estas datas simbolicamente eram associadas aos aspectos do nascimento e do renascimento, uma data de muita importância para as diversas culturas antigas, que geralmente realizavam celebrações e festivais ligados às suas religiões. A palavra solstício vem do latim sendo sol e sistere (que não se move).

Nas linhas dos círculos Polares Ártico e Antártico os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou à noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano verão ou inverno.

Nesta data também ocorre um alinhamento da Terra e do Sol com o centro de nossa Galáxia, a Via láctea. Um novo alinhamento acontecerá em 21 de dezembro. Para os apocalípticos de plantão será o “solstício de fim do mundo”.
Fonte: dnonline.com.br


Algumas culturas e religiões adotaram a data do solstício como um “festival”, como uma celebração, pois acreditavam que alguns dos “Deuses” dele tinham nascido nessa época, ou tinha algum tipo de ligação com o tal Solstício.
Mas voltando um pouco a definição de Solstício de um site diferente...


Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.

A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol ficaria estacionário, ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu.
Fonte: http://ecletico.blogspot.com.br

Como podemos ver acima, a palavra é de origem do latim, e leva a ideia de um renascimento do sol, ou um nascimento, e que ele está “parado”, “estacionado”.
O Solstício é definido quando o sol atinge seu ponto mais alto ou mais baixo, assim sendo o mais alto o Solstício de Inverno, que é quando recebemos menos calor do Sol por estarmos mais longe dele, e o mais baixo é o Solstício de Verão, quando estamos mais próximos do sol, assim recebendo mais calor dele.


A seguir podemos ver uma explicação um pouco mais aprofundada sobre isso...

O Solstício de Inverno e as diferentes culturas

O Solstício de Inverno era conhecido como o "nascimento do sol" desde a era mais remota e festejado por todos os povos no hemisfério norte, que é também o de maior população (maiores massas continentais).

Este acontecimento astronômico era muito importante visto marcar o início do novo ciclo do Sol sobre a Terra, com dias cada vez maiores e mais quentes até ao novo retorno.

A esta data associavam-se rituais ou festas muito importantes. Por exemplo:

As civilizações mais antigas consideravam o Sol como sendo o filho da luz, a luz para eles representava Deus em vida.

Entre os druídas, o solstício era comemorado como o dia da fertilidade e muitas mulheres tentavam engravidar nesse dia.

Nos povos asiáticos, o solstício era representado por um velho de barbas brancas e roupagem vermelha e branca. Esse ser representava Deus na Terra e os asiáticos acreditavam que esse Deus encarnado trazia para a humanidade o seu filho sol.

Os Egípcios festejavam o solstício com rituais de magia que envolviam o cultivo de sementes.

Os Indianos festejavam-no transcendendo os corpos em rituais dimensionais mágicos.

Entre os povos das Américas no hemisfério Sul, os Incas mais antigos e os indígenas comemoravam o Solstício de Inverno no dia 21 de Junho e o Solstício de Verão no dia 21 de Dezembro.

Os Maias elaboraram um calendário perfeito usando o solstício como o início do ciclo do sol e da lua na Terra.

Já nos dias de hoje e talvez também por pressão da sociedade de consumo há grupos e colectividades que começam a festejar os equinócios (a festa da Primavera) e solstícios.









 A festa cristã do Natal

No ano 336 D.C., o Imperador Romano Constantino I alterou os motivos das grandes festas do solstício e passou a ser comemorado o nascimento de Cristo, o salvador da humanidade, em vez do nascimento do sol, na data fixa de 25 de Dezembro. A partir de então Roma e todo o seu vasto império abraçam o Cristianismo o que deixa profundas marcas no futuro de toda a civilização ocidental.

Entre os povos das Américas no hemisfério Sul, os Incas mais antigos e os indígenas comemoravam o Solstício de Inverno no dia 21 de Junho e o Solstício de Verão no dia 21 de Dezembro. Começaram a festejar o Natal em Dezembro só na época da expansão cristã.

Assim, o solstício alterou o seu significado cultural com o tempo e passou a ser comemorado como o “Nascimento de Cristo, o filho de Deus”, nesta data que hoje conhecemos como Natal.
Fonte: http://ecletico.blogspot.com.br

Muitos de vocês devem estar se imaginando, “puta que o pariu, fui enganado o tempo todo sobre o nascimento de Deus e o Natal?!?!”
Pois é amigos, mas disso há muito tempo venho desconfiando, porque comemoramos o “nascimento” de Jesus no dia 25 de Dezembro, mas o Ano Novo só na virada do dia 31 de Dezembro para 01º de Janeiro?
Muitos de vocês podem dizer que porque a virada do ano é nessa data, é quando a Terra faz a rotação completa em torno do Sol, e por isso comemoramos! Mas, alguém mais além de mim já ouvir que a virada de ano, também é o aniversário de Deus?
Como alguém nasce no dia 25  de Dezembro, mas a grande festa é só na virada do dia 31 pro dia 01º... Se alguém souber a resposta, por favor me explique!!!  Posso estar enganado claro... Aceito explicações! Rs

Acho que ficou um pouco mais claro sobre o Solstício de Inverno!

Bom meus queridos, agora só no resta curtir o gelado inverno que fará, comer uma pipoca, chocolate quente, chá, uma boa pizza quentinha, canjica, arroz doce, e tudo mais que for gostoso e quente, como por exemplo, também, leite quente com biscoitos! Rs
E o mais importante de tudo, de baixo das cobertas com o seu namorado, marido... Quem seja...

Ótimo Inverno para todos!

Sejam todos bem vindos ao Mundo Gótico de Michaelis!








Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solstício_de_inverno
Acessado 25 de Junho de 2012 às 14:27

http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2012/06/19/interna_cotidiano,100543/solsticio-de-inverno-comeca-nesta-quarta-feira.shtml
Acessado 25 de Junho de 2012 às 14:32

http://ecletico.blogspot.com.br/2008/12/solstcio-de-inverno.html
Acessado 25 de Junho de 2012 às 16:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião aqui é bem vinda, ficarei feliz em lê-la, e logo lhe responderei!
Se tiver blog, deixe o link que farei uma visita de retribuição assim que possível!

Obrigado por participar!